Monday, August 25, 2008

Angola é um país vasto com cerca de 1.246.700 km2 de território. Depois da guerra a maior parte das pessoas partiu rumo a Luanda, cidade capital que rebenta pelas costuras e recebe de braços entreabertos estrangeiros vindos de todo o mundo. O governo está obcecado por Luanda e tem feito nesta cidade trabalhos de construção um pouco por todo o lado. Cheira a campanha eleitoral e por isso vemos homens a calcetar ruas, pontes a serem pintadas, novas estradas e demolições de obras históricas que dão lugar a prédios novos em folha.
Angola tem paisagens de cortar a respiração. Onde é possível ver-se quilómetros de terra sem se ver um ser humano. Tem mar até dizer chega. Rios profundos e carregados de lendas. E tem zonas belissímas perdidas no mapa, votadas ao abandono e à pobreza. Há gente a viver nessas zonas. Sobrevivem da agricultura e vendem os produtos na beira da estrada poeirenta.
Porque será que este governo não expande o seu raio de acção para estes locais? Porque não dá início a trabalhos de construção e gera postos de trabalho a quem por lá vive? Porque é que o Ministério do Turismo não ergue resorts, hotéis, pousadas e afins noutros pontos deste belo e mal aproveitado país?
Porque é que não deixam Luanda em paz? De onde vem esta pulsão que pretende fazer de Luanda o reflexo do Dubai?

4 comments:

L.S. Alves said...

Este lugar parece o paraíso para novos investimentos.
Se tivesse uma veia emigrante bem que poderia começar uma nova vida nesse litoral. Pelo que todos falam há muitas maravilhas ainda a serem exploradas. Será que a terra é muito cara em Angola?
Um abraço e boa sorte.

Clara said...

Por enquanto o preço das terras ainda é razoável. Existem sitíos onde ainda é possível pagar entre 1500 a 2000 dólares. Eu mesma gostava de comprar um pedaço de terra. Quem sabe no futuro?
Angola neste momento, é um dos locais ideais para construir ou abrir negócios.
Obrigada pela visita :)

Avid said...

Ganacia. E mais nao digo.
Bjs meus

Diego max said...

olaaa Clara, muito obrigado pelo seu comentario

seu blog tá muito legal meu
fico feliz

abrx
fica atenta.logo tem mais coisas saindo
to de olho no seu blog tb

té mais.