Friday, February 20, 2009

País lindo

Durante 4 dias andei a conhecer um pouco mais do meu país. Sempre de carro que é como eu gosto. Estive principalmente na Cela ou Waco Cungo (Cuanza-Sul) e nunca me canso de lá ir. Fui a trabalho mas aproveitei para curtir o belo munícipio. Chove sempre por lá, então o que não falta são paisagens verdes, temperatura amena e sossego quanto baste. Infelizmente, a cidade está uma lástima. O administrador daquele munícipio está-se nas tintas. Ruas esburacadas, casas partidas, jardins por tratar e por aí vai. Mas atenção, que a casa onde mora está arranjada e o jardim dele é bastante bonito. O povo e os turistas que se lixem.
Apesar da cidade ter parado no tempo, ainda assim vale a pena visitá-la e ver o que os portugueses construíram e deixaram para trás. A bela Gabela é outro exemplo. Parou no tempo com as suas casas de cor desbotadas e as suas gentes que não se importam com o relógio.
Sim, nasci num país lindo. De embondeiros e bananeiras. De rios imponentes como o Queve e o Cuanza. Nasci num país enorme e grandemente despovoado. De gente humilde e bonita. Venho de um país que se exibe com a sua vegetação verde e luxuriante. E há ainda tanto por conhecer...
Informação extra retirada da Wikipédia:
Cela é um município da província do Cuanza-Sul, em Angola. A sede é a cidade de Waku Kungo. Tem 5 525 km² e cerca de 148 mil habitantes. É limitado a Norte pelo município da Quibala, a Este pelo município do Andulo, a Sul pelos municípios de Bailundo e Cassongue, e a Oeste pelos municípios de Seles e Ebo. É constituído pelas comunas de Waku Kungo, Quissanga Kungo e Sanga.[1]
Gabela é uma cidade angolana, sede do município de Amboim, na província do Cuanza-Sul. Foi nos até aos anos 70, uma das mais prósperas terras angolanas.
O café aí produzido chegou a ter títulos do melhor café do mundo.
Nesta mesma região encontra-se a Empresa C.A.D.A. Companhia Angolana de Agricultura, grande produtora de café. Sua sede é uma pequena vila chamada Boa Entrada.

4 comments:

L.S. Alves said...

Também adoro viajar de carro e conhecer os belos lugares que o interior do meu estado esconde dos olhos da maioria.
Por sorte meu trabalho me proporciona muitas viagens.
Um abraço moça.

Emerson Souza said...

Viajar é sempre muito bom. Qualquer dia vou conhecer seu país.
Bjus.

Clara said...

Luciano,
felizmente também eu tenho um trabalho que me porporciona viagens maravilhosas! Somos uns felizardos:)
Bjks

Clara said...

Emerson,
quando quiseres cá vir, basta apitares, ok?
Bjks