Monday, March 2, 2009

Cabeça de Rádio

Lembro-me quando a minha grande amiga C. me apresentou aos Radiohead. Ela disse-me: "toma lá este CD emprestado e vê se abres os teus horizontes!"
Torci o nariz como sempre, embora já tivesse ouvido falar desta banda britânica na rádio. Especialmente depois que lançaram a música fenomenal a que deram o nome "Creep". Foi dessa canção que saiu uma das minhas frases favoritas: "I wish i was special. You´re so fucking special". E essa frase acompanhou-me em dois momentos particulares. Um deles foi quando o meu querido T. dos olhos azuis deixou-me, para ficar sozinho.
Quando pus o CD (The Bends) a tocar, achei que valia a pena escurecer o quarto. Foi o que fiz. E a música entrou e entranhou-se-me na pele como fragmentos de luz. Não poderia ter sido de outra forma. Especialmente quando se ouve "Street Spirit (Fade Out)" ou a maravilhosa "Fake Plastic Trees" que me lembra os últimos anos da adolescência. Em que faltava às aulas para ver o rio Tejo no Cais do Sodré ou subir às árvores em Belém.
Entretanto vieram outros cds fantásticos e o concerto no Coliseu dos Recreios. Foi mágico, inesquecível e intenso. Foi um orgasmo transcendental. Um momento de culto, que partilhei com duas pessoas especiais. Ali estava ele, o próprio Thom Yorke sentado no seu pequeno piano a cantar como um pássaro afinado, com aquela voz ténue e a dar vida à minha imaginação.
Agora ouço sem parar "In Rainbows" com especial destaque para "Nude" e "House of Cards". Juro que não sei como é possível ser-se tão bom! Porque é o que eles são! Bons, perfeitos, geniais!
Claro que de vez em quando revisito os cds antigos como o "Ok Computer", mais não seja para ouvir "Exit Music (for a film)" e cantar sussurradamente: "wake. from your sleep. the drying of your tears. today. we escape. we escape."
Os Radiohead fazem parte da banda sonora da minha vida. E estiveram presentes na minha noite de despedida em Lisboa, na discoteca Jamaica. Quando ouvi os acordes da música "Creep", estiquei o pescoço à procura da minha grande amiga C. Percebi que também ela se esticava à minha procura. Ambas sabíamos que aquela era a nossa música. E enquanto nos despedíamos abraçadas e em silêncio, fazíamos da frase dos Radiohead, a nossa frase: "i wish i was special. you´re so fucking special..."

No comments: