Wednesday, March 11, 2009

E lá se foi o Nino

Reacção tardia: o Nino Vieira já se foi. Está agora a descansar na cidade das tabuletas da sua querida Guiné-Bissau.
O Mário Soares (antigo presidente de Portugal) foi sucinto quando disse: "Ele era um homem violento, em si próprio, e morreu na violência". Ou seja, morreu como sempre viveu.
E para os alienados (sem ofensa) que não sabem quem foi Nino Vieira, aqui vai um pouco de história, retirada da Wikipédia:
João Bernardo Vieira, mais conhecido por Nino Vieira ou Kabi Nafantchamna, (Bissau, 27 de abril de 1939 — Bissau, 2 de março de 2009) foi um político da Guiné-Bissau, por três vezes presidente da República da Guiné-Bissau.
Vieira voltou à cena política em meados de 2005, quando venceu a eleição presidencial apenas seis anos depois de ser expulso durante uma guerra civil que pôs fim a 19 anos de poder.
Eletricista de formação, Vieira se afiliou ao Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) de Amílcar Cabral em 1960 e rapidamente se tornou peça-chave da guerra de guerrilha do país contra o regime colonialista português.
À medida em que a guerra se intensificou, ele demonstrou habilidade como líder militar e rapidamente subiu na cadeia de comando. Vieira era conhecido por seus camaradas como "Nino" e esse permaneceu seu nome de guerra enquanto durou a luta."
E ficamos por aqui, até porque acho que as informações da wikipédia não são imparciais

No comments: