Thursday, July 16, 2009

Israel

Depois de 20 dias maravilhosos a encher-me de cultura e conhecimentos profissionais, volto ao caos da cidade de Luanda, onde a poeira do asfalto e dos dias me traz horas cinzentas e pontos de interrogações.
Mas não me vou focar no regresso e sim em tudo o que vivi. Israel é um sonho histórico e biblíco! Tudo o que sabia do país tinha-me sido transmitido pela televisão e depois de lá ter estado, percebi que a pequena caixinha de informação não faz jus a um décimo do que é verdadeiramente Israel. Fui bem acolhida, tanto pelos professores e coordenadores, como pelos próprios habitantes. Bastava-nos dizer "shalom" - paz - para olharem para nós com um sorriso e retribuirem-nos a saudação. O Médio Oriente é um fenómeno à parte. É um sonho nunca antes sonhado, tranformado em realidade. É uma cultura absolutamente nova, são hábitos estranhamente reconfortantes mas amplamente distantes...
Israel é um país moderno, cosmopolita e quente. Situado num lugar estratégico, Israel é terra de judeus e árabes. Habitam num mesmo espaço, mas separados por diferentes concepções e modos de entender o mundo. Não se dão. Não se misturam. E no entanto partilham a mesma casa. São povos irmãos, eu diria, mas falam linguagens e línguas diferentes.
Estive na fronteira com a Jordânia e por qualquer motivo, fiquei emocionada. Nunca me senti atraída pelo reino do falecido rei Hussein mas assim que me vi ali, o coração quase me saltou do peito.
Ali estava eu, dentro do livro de História. A calcorrear as ruas por onde andaram as personagens bíblicas. Foi uma experiência maravilhosa. Cresci como ser humano e mulher. E a minha bagagem cultural, tornou-se mais pesada.
Obrigada universo pela oportunidade...
Shalom!

4 comments:

Anonymous said...

Bem-vinda de volta querida Clara!
As fotos ficaram lindas.
"Shalom" ;)

jotaeme said...

OLá Clara! "Shalon".
São mundos diferentes pois então, mas o que se há-de fazer?
Confesso que gostaria de conhecer aquelas paragens dos nossos antepassados bíblicos!
Mas as contradições são para todos, nós e eles! E é nesta diversidade que o planeta Terra tem o seu sortilégio
Que te sintas bem contigo própria e pronta para as tuas lutas diárias!
Jorge ,madureira

L.S. Alves said...

Fico feliz em saber que a viagem te fez bem. Seja bem vinda ao lar e obrigado por partilhar as fotos.
Um abraço moça.

Clara said...

Obrigada Luciano!