Wednesday, July 29, 2009

Não posso fumar onde quero. Fumo pouco, mas imagino aqueles que fumam loucamente. No entanto, as restrições ao tabaco incomodam-me profundamente! E como se não bastasse não puder fumar nos meus bares do costume em Portugal, agora também Angola vai ter a mesma legislação.
Se os governos do mundo estão realmente preocupados com a saúde dos fumadores, então que acabem com a indústria tabaqueira. Mas não lhes convém, não é? Há demasiado dinheiro em jogo.
E Angola, em vez de se preocupar em implementar uma legislação anti-tabaco (pelo menos para já), que se preocupem primeiro com os buracos gigantes das estradas, com a miséria da maioria da população e com o sistema de saúde. E por favor, deixem-se de hipocrisias!

3 comments:

L.S. Alves said...

Se tu não me avisas que falavas de Angola eu ia acreditar que falavas do Brasil. De fato existem problemas mais graves para o governo tratar, mas ao que parece fumo da mais dinheiro e propaganda do que saneamento básico.
.
elljge

jotaeme said...

Clara: eu pensei muito antes de comentar este teu texto.Por várias razões mas a principal é aquela que te poderá ficar "zangada" comigo! Mas acerca da lei das restrições de fumar em ambientes fechados, especialmente em restaurantes, cafés, bares, etc, etc, para mim, não fumador confesso, foi nestes últimosm tempos a lei mais conseguida em favor da saúde pública em Portugal! Se a estão a aplicar em Angola, agora, só posso dar os meus parabéns ás autoridades e políticos angolanos, que tiveram a coragem de a decretar! Eu sei que para os fumedores parece descriminação, mas não´é na minha modesta opinião! E porquê? Porque para mim, qualquer hábito de um meu concidadão não deve interferir comigo! Assim como o contrário, entendes? O facto de eu beber um copo só a mim me afecta.O meu vizinho do lado, num restaurante por exemplo, não consegue beber do meu copo, mas no caso do fumo as coisas não se passavem assim, eu era obrigado a fumar tb.
Claro que em qualquer país haverá sempre outras medidas a tomar em termos de benefício público diferentes destas, mas esta em particular é de uma relevância sem paralelo!
ESpero que não fiques muito zangada comigo aqui tens o meu ponto de vista, sincero!
E um bom fim de semana para a menina, vale?
Jorge

Clara said...

Oi querido Jorge,
não fico chateada contigo de jeito nenhum. Respeito e aceito a tua opinião. E concordo que ninguém deve levar com o meu fumo. Só não concordo que se marginalizem os fumadores, especialmente com toda a hipocrisia que existe em volta deste assunto. E também não concordo que se olhe para os fumadores como gente pecadora ou criminosa. Somos fumadores, só isso. Compramos tabaco legalmente e ajudamos a encher os cofres do estado!
Beijocas xxx